Higiene íntima feminina é um assunto delicado, mas sério. Nem todas as mulheres, porém, sabem como fazer isso corretamente. Há dúvidas sobre qual tipo de sabonete usar, como secar a região e até sobre se, na hora de dormir, deve-se deixar de lado a calcinha ou não.


Além de reduzir a ocorrência de odores desagradáveis, a higiene íntima adequada previne corrimentos, lesões vaginais e na vulva, além de doenças mais graves. Deixando a vergonha de lado, a mulher deve sim, buscar informações sobre como fazer a própria higiene íntima. E deve passar isso adiante, ensinando às próprias filhas como fazê-lo.

Pensando nisso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) elaborou um guia de condutas sobre a higiene íntima das mulheres, preparado após a revisão de cerca de 120 artigos científicos. Segundo a entidade, o ginecologista é sempre a melhor pessoa para responder a qualquer dúvida sobre esta questão.

Cistite ou infecção urinária? Entenda a diferença

A ginecologista Rosa Maria Neme, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, ensina: a mulher deve, no banho, aplicar uma quantidade pequena de sabonete íntimo na vulva, esfregar bem e depois enxaguar bastante. Para secar a região, basta usar uma toalha comum, seca e limpa.

“Se possível, é recomendável secar os pelos pubianos com secador de cabelos.

Isso diminui a umidade na base do pelo”, recomenda a ginecologista.

Novidade dos últimos anos, os sabonetes íntimos geram dúvidas sobre qual tipo é o melhor e se devem realmente ser utilizados. Rosa Maria explica que, sim, o sabonete íntimo é indicado. Ele tem em sua formulação o ácido lático, que melhora o pH vaginal, fazendo com que a vagina se torne um ambiente inóspito para bactérias e outros agentes prejudiciais à saúde.

Saiba mais sobre infecções vaginais causadas por fungos

Mas limpeza deve vir acompanhada de outros cuidados. Roupas apertadas aumentam o calor e a umidade no local, o que pode favorecer ocorrências de infecções vaginais ocasionadas por fungos e bactérias. Uma das consequências é a candidíase, doença causada pelo fungo Candida albicans.

Saiba mais sobre a candidíase na Enciclopédia da Saúde

A ginecologista Viviane Monteiro indica as melhores roupas para evitar doenças: “O ideal é usar roupas mais largas, preferir calcinhas de algodão e evitar roupas sintéticas e roupas de ginástica fora do período de atividade física”. Dormir sem calcinha é outra atitude que ajuda a evitar problemas na região, diz a especialista.

Os cuidados com a região íntima feminina valem também para as idosas. Nesse momento, é ainda mais indicado procurar a ajuda de um médico para receber orientações.
“As recomendações para idosas são as mesmas, mas elas precisam de uma avaliação e orientação individualizada, pois a mudança do PH vaginal pode influenciar no aparecimento de infecções oportunistas na terceira idade”, diz Viviane.

Veja as dicas do Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina da Febrasgo:
– Ao escolher o sabonete íntimo, prefira os hipoalergênicos. Eles são mais apropriados para a higiene íntima, porque foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de alergias
– Sempre seque bem a região após o banho. Isso evita a proliferação de bactérias, fungos e vírus
– Use roupa íntima de algodão. Elas favorecem a ventilação da área
– Durante o período menstrual, faça a higiene do local com mais frequência
– Após lavar, enxague bem as roupas íntimas para retirar os resíduos químicos do sabão em pó e do amaciante
– Durma sem calcinha ou use roupas largas para dormir. Isso aumenta a ventilação da região genital

Fonte: SaúdeIG

Comentários

Post Seguinte

Aprenda a produzir seu próprio aromatizador!

Termos de Uso

Esse site é propriedade da Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda., subsidiária da Kimberly-Clark Corporation, doravante denominada simplesmente “Kimberly-Clark”.

IMPORTANTE! POR FAVOR, LEIA ESSA DECLARAÇÃO LEGAL CUIDADOSAMENTE ANTES DE USAR ESSE SITE.

O seu uso deste site e das informações disponíveis neste site estão sujeitos aos seguintes termos e condições:
Posse – este site pertence, é operado e mantido pela Kimberly-Clark Brasil ("Kimberly-Clark") e foi criado para a sua informação e comunicação. Este site e todos os componentes perceptíveis do mesmo, incluindo, sem limitação, os textos, imagens e áudio, são protegidos pelas leis de direitos autorais e pertencem à Kimberly-Clark.

Restrições de Uso – este site está disponível somente para seu uso pessoal e não comercial. Você não pode copiar, reproduzir, republicar, divulgar, distribuir, transmitir ou modificar de qualquer maneira a totalidade ou qualquer parte deste site.

Notificação de Marca Registrada – todos os nomes, logotipos e marcas registradas são de propriedade da Kimberly-Clark ou a esta licenciados e você não pode usar nenhum desses materiais para qualquer finalidade sem o consentimento expresso por escrito da Kimberly-Clark.

Ideias Não Solicitadas – a Kimberly-Clark está ansiosa por receber os seus comentários e responder às suas perguntas sobre os nossos produtos e nossa empresa. Entretanto, não estamos buscando, nem podemos aceitar ideias, sugestões ou materiais não solicitados relativos ao desenvolvimento, projeto, fabricação ou comercialização de nossos produtos. Ao aderir a essa política, esperamos evitar mal-entendidos posteriores entre os membros do público que apresentam comentários ou ideias relativas a produtos ou conceitos desenvolvidos por funcionários da Kimberly-Clark. Se você for contratado pela Kimberly-Clark, nenhum dos materiais fornecidos neste site se constitui ou deve ser considerado como parte ou a totalidade de um contrato de emprego. Além disso, as declarações feitas não constituem garantias ou obrigações por parte da Kimberly-Clark, que mantém um relacionamento voluntário com seus funcionários.

Divulgação e Uso de suas Comunicações – mensagens divulgadas neste site e enviadas por correio eletrônico à Kimberly-Clark não são confidenciais e a Kimberly-Clark não poderá ser responsabilizada por qualquer uso ou divulgação das mesmas. Todas as comunicações e outros materiais (inclusive, entre outros, ideias, sugestões ou materiais não solicitados) que você enviar para este site ou para a Kimberly-Clark por meio de correio eletrônico são, e deverão permanecer, de propriedade única e exclusiva da Kimberly-Clark e poderão ser usados pela Kimberly-Clark para qualquer propósito que a mesma desejar, comercial ou qualquer outro, sem remuneração. Se você estiver utilizando este site como um meio de fornecer informações para a Kimberly-Clark, baseadas em um relacionamento fornecedor-comprador, você declara e garante que as especificações de matéria-prima e todas as outras informações que você fornecer são precisas e completas e que você deverá nos notificar imediatamente sempre que houver uma modificação ou outra alteração em quaisquer de tais informações.

Jurisdição – os produtos citados neste site podem não estar disponíveis em seu país. A Kimberly-Clark não dá qualquer garantia que as informações e materiais neste site, incluindo, sem limitação, as informações e outros materiais promocionais dos produtos identificados neste site, são apropriados ou estão disponíveis para uso em outros locais.

CLAUSULA DE EXONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE – A KIMBERLY-CLARK NÃO FAZ NENHUMA DECLARAÇÃO OU DÁ QUAISQUER GARANTIAS EM RELAÇÃO À PRECISÃO, CONFIABILIDADE OU INTEGRIDADE DO CONTEÚDO (TEXTOS E IMAGENS) DESTE SITE, NEM TAMPOUCO DÁ QUALQUER GARANTIA DE QUE ESTE SITE OU O SERVIDOR QUE O TORNA DISPONÍVEL ESTÃO LIVRES DE “VÍRUS” DE COMPUTADORES.

Limitação de Responsabilidade – a Kimberly-Clark não poderá ser responsabilizada por danos de qualquer tipo, incluindo, sem limitação, danos especiais ou decorrentes de seu acesso a este site, ou incapacidade de acessar ou usar este site, ou ainda, confiança neste site ou no conteúdo do mesmo. Além disso, a Kimberly-Clark não tem nenhuma obrigação de atualizar este site ou o conteúdo do mesmo e a Kimberly-Clark não deverá ser responsabilizada por qualquer falha na atualização de tais informações. Além do mais, a Kimberly-Clark não é responsável nem pode ser responsabilizada pelo seu uso de outros sites da Internet que você possa acessar por meio de determinados links dentro deste site. Estes links e outros “recursos” citados neste site são fornecidos meramente como uma ferramenta para facilitar a navegação dos usuários na Internet e a inclusão em nosso site não se constitui um endosso, recomendação ou afiliação com a Kimberly-Clark.

Outros – a Kimberly-Clark, a seu critério exclusivo, se reserva o direito de (1) alterar essa Declaração Legal, (2) monitorar e remover divulgações, e (3) descontinuar a disponibilização deste site a qualquer momento sem aviso prévio. Se qualquer termo, condição ou disposição dessa Declaração Legal for determinado como sendo ilegal, inválido, nulo ou por qualquer razão incapaz de ser aplicado, a validade e capacidade de aplicação dos termos, condições e disposições restantes não deverão ser afetados ou prejudicados de qualquer forma por isso. Essa Declaração Legal constitui o entendimento total entre você e a Kimberly-Clark ao assunto deste instrumento. Ao usar este site, você está reconhecendo o seu consentimento com os termos e condições anteriormente citados.

Contato - caso este documento não tenha sido claro o suficiente com relação às práticas e procedimentos adotados pela Kimberly-Clark ou caso você tenha dúvidas ou comentários, por favor entre em contato conosco através do Serviço de Atendimento ao Consumidor: E-mail: (www.kimberly-clark.com.br/novo/contato.aspx) / Telefone: 0800-709 5599 SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM ESSES TERMOS E CONDIÇÕES, NÃO USE ESTE SITE

Mensagem enviada com sucesso!

Enviando formulário...